Criptografia
O termo é comumente usado para se referir a área de estudo de forma abrangente, como criptologia ("o estudo dos segredos").
Durante muito tempo criptologia foi chamada de cifragem, o processo de converter informação comum em código que não pudesse ser entendido facilmente. Daí nasceu o termo “decifragem“ o processo contrario onde você torna um texto em código em um texto comum, claro e aberto possível de ser lido.
Documentada pela primeira vez em torno de 1900 a.c. no Egito, quando um escriba usou hieróglifos fora dos padrões em uma inscrição.
Chave Criptográfica
A chave criptográfica é um valor secreto que modifica um algoritmo de encriptação, ou seja, a maneira de decifrar o código ou a mensagem criptografada, assim como uma chave que possui uma serie de pinos, em varias ordens possível onde quando alguém coloca a chave exata na fechadura cada pino é colocado em seu devido lugar para que a porta se feche ou abra.
Criptografia Clássica
Pode-se dizer que o uso da criptografia é tão antigo quanto a necessidade dos seres humanos de esconder as informações. Diversas técnicas de criptografia foram iniciadas pelos antigos egípcios e diversas foram utilizadas pelos gregos e romanos.
Criptografia Moderna
A era da criptografia moderna iniciou-se com Claude Shannon, o verdadeiro pai da criptografia matemática. Em 1949 ele publicou um artigo Communication Theory of Secrecy Systems com Warren Weaver. Este artigo, junto com outros de seus trabalhos que criaram a área de Teoria da Informação estabeleceu uma base teórica sólida para a criptografia e para a criptoanálise. Depois disso todo trabalho criptografado tornou-se secreto e de utilidade ao governo, em varias organizações governamentais especializadas.
Dois grandes marcos da criptografia para o publico aconteceram em 1976. A publicação, pelo governo americano, do DES(Data Encryption Standard), um algoritmo aberto de criptografia simétrica, selecionado pela NIST em um concurso onde foi escolhida uma variante do algoritmo Lucifer, proposto pela IBM. O DES foi o primeiro algoritmo de criptografia disponibilizado abertamente ao mercado.
Depois houve também a publicação do artigo New Directions in Cryptography por Whitfield Diffie e Martin Hellman, que iniciou a pesquisa em sistemas de criptografia de chave pública. Este algoritmo ficou conhecido como "algoritmo Diffie-Hellman para troca de chaves" e levou ao imediato surgimento de pesquisas neste campo, que culminou com a criação do algoritmo RSA, por Ronald Rivest, Adi Shamir e Leonard Adleman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário